Marcelo Ranzula
Pedagogo, teve como referência durante sua formação na área da Libras e Educação de Surdos / Bilinguismo, Nelson Pimenta - LSB Vídeos, APADA, FENEIS, bem como formou-se na turma de 2003 no curso de Libras pelo INES, onde trabalhou como TILS - Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais no primeiro semestre de 2010, assim também como é certificado pelo MEC / UFSC / PROLIBRAS como Proficiente no Uso e Ensino e Tradução e Interpretação da Libras/Português/Libras. Participou como coordenador do projeto sociocultural educativo Minhas Mãos Podem Falar realizado em Huambo Angola / África no ano de 2007 com crianças e jovens Surdos, e ainda outros projetos e congressos internacionais. Trabalhou no SELI - SP como Professor de artes e LIBRAS para alunos Surdos do ensino fundamental e médio e ainda como instrutor de Libras nos cursos de Libras para ouvintes e surdos nos módulos básico, Intermediário e Avançado. Participa da política educativa inclusiva na educação de Surdos do estado de Rondônia, nas Secretarias de Educação Estadual e Municipais, com projetos e parcerias na formação de professores na área da Libras e formação de TILS - Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, incluindo ainda arte e cultura surda, como o primeiro SARAU em Libras na Secretaria de Educação Municipal da cidade de Ji-Paraná/RO no ano de 2013, ainda com seminários de educação inclusiva, fóruns municipais dos direitos da pessoa com deficiência, na capacitação de professores da SEDUC com o tema TILS - Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais. Ranzula foi aprovado no concurso da UNIR/2013 como TILS-Tradutor Intérprete de Língua de Sinai e em 2014/UNIR foi aprovado como professor/docente. Hoje, Ranzula é docente / professor de LIBRAS e Pesquisador na UNIR - Universidade Federal de Rondônia, faz parte do grupo de pesquisa do grupo de pesquisa em Educação Intercultural na linha de pesquisa de Estudos e Pesquisa sobre a Cultura surda na Amazônia coordenado pelo Professor João Carlos Gomes.
O Sinal do PRACS foi criado pelo surdo Francisco Adison e a Ilustração do Sinal foi criada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, de Minas Gerais.
O Sinal do PRACS foi criado pelo surdo Francisco Adison e a Ilustração do Sinal foi criada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, de Minas Gerais.